quinta-feira, setembro 17, 2009

Já estão com 3 semaninhas.

Os meus meninos já estão com 3 semaninhas e estão lindos Very Happy .
Esta última semana foi cheia de acontecimentos, que infelizmente não foram os melhores, mas ontem já parecia estar tudo a ficar encarreirado.
Todos os bebés apanharam uma infecção. O primeiro foi o Gonçalo e ainda agora é o que está mais afectado. Deixou-se ir muito abaixo e teve de levar duas transfusões de plaquetas e uma de sangue. No Domingo o ventilador não chegou e teve de ser reanimado, mas felizmente ontem deu-nos uma surpresa, apesar de toda a instabilidade pulmonar que tem apresentado, ele próprio tirou o tubo do ventilador do nariz e os médicos para não voltar a agredir os pulmões experimentaram o cpap . O meu filho mais pequenino mostrou que é um valentão e ontem à noite quando saímos estava aguentar-se, vamos ver como se porta, mas parece-me que não quer ver mais o ventilador por perto Very Happy.
O Rodrigo foi o segundo a apanhar a infecção e é o que se mantém mais estável, aliás já têm feito tentativas de lhe tirar o cpap e com a ajuda de oxigénio perto do nariz aguenta-se algumas horas.
O Afonso tem estado edemaciado, mas só apanhou a infecção antes de ontem. Já está também com antibiótico, mas o estômago dele está muito sensível e não tolera leitinho.
Os médicos costumam dizer que os prematuros têm um percurso ascendente, mas em degraus. Com os nossos bebés tem sido mesmo assim, um passinho para a frente, outro para trás.... Hoje posso garantir que das piores coisas que pode acontecer a uma mãe é ver os filhos a lutar pela vida numa unidade de cuidados intensivos, mas eles sabem surpreender-nos quando menos esperamos, são muito fortes...

Beijos

segunda-feira, setembro 07, 2009

Novidades do trio.

Olá,
Antes de mais gostaria de deixar um beijo muito grande para a mãe da Sofia, uma estrelinha que foi para o céu.
Quanto a nós, os bebés estão relativamente estáveis apesar de estarem a apresentar uma progressão muito lenta. Os pediatras referiram que os dois ciclos de corticoides que fiz não tiveram grande efeito sobre a maturação dos bebés.
O Afonso já nos pregou um grande susto, ao terceiro dia, teve duas paragens cardio-respiratórias, uma das quais connosco presentes e teve de ser reanimado. É indescritivel o medo que se sente numa situação destas... Agora está estável, foi extubado e começou com o leitinho apesar de estar a fazer uma pausa, porque antes de ontem a vesícula e o estômago não aguentaram, mas já está a melhorar.
O Rodrigo foi o primeiro a ser extubado, logo ao segundo dia, mas ainda não está pronto para deixar o oxigénio. Também começou com o leitinho e já estava com 2 ml, mas teve de reduzir ontem para 1 porque tinha resíduos no estômago.
O Gonçalo é o bebé que nos tem preocupado mais. Os pulmõezinhos dele continuam muito imaturos e ainda não estão prontos para ser extubados. Apesar disso, a médica disse-nos ontem que os parâmetros dele estão a melhorar, por isso não tarda nada também deve deixar o ventilador.
A prematuridade é mesmo assim, um passinho em frente e outro para trás.
Quanto à minha recuperação está a correr bem, o meu maior problema é a força muscular que perdi durante a gravidez, nem a fisioterapia me valeu. Qualquer coisa me deixa estourada.
O que mais me preocupa é a produção de leite, durante os primeiros dias não tive sequer colostro, e só ao fim de 5 dias comecei a ter algum leitinho, mas ainda só consigo tirar cerca de 20ml de 3 em 3 horas. Disseram-me que é normal devido ao parto ter ocorrido muito cedo, mas estou triste.

Bem, as novidades são estas. Logo que possa trago mais.

Beijos